quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bonecos Patati e Patatá de Pano

Engenheira Arteira

PAP Patati e Patatá de Pano ou Feltro

Na minha época (triste falar assim, me sinto idosa!) a febre era o palhaço Bozo e seus amigos Vovó Mafalda, Papai Papudo entre outros. Hoje a criançada é vidrada nos palhaços Patati e Patatá.

Por ser um tema super pedido em festas infantis, o blog da Engenheira Arteira vem compartilhar o PAP destes bonecos dos palhaços Patati e Patatá de pano ou feltro.

O PAP não ficou perfeito pois para entregar a encomenda em tempo, precisei correr e portanto algumas etapas foram atropeladas nas fotografias, mas creio que o que apresento a seguir já pode ser um grande auxílio.

Montegem do corpinho do Patati e Patatá de pano ou feltro

Os bonecos foram feitos utilizando o molde base de boneca russa, sendo feitas algumas adaptações para que pudessem ficar com a carinha do Patati e Patatá.

Transfira os riscos do molde para o feltro ou algodão cru (eu fiz em algodão cru, exceto as mãos e rostinho).

Se costurar na máquina, faça um ponto bem curtinho (1,5 -1,8) para que o enchimento não fique saindo.

Recorte e faça piques nas áreas curvas do molde para que não fique repuxando ao virar para o lado certo.

Desvire todas as peças. No corpinho, faça uma marcação onde deverão ser pregados os bracinhos e as perninhas.

Enche com fibra cada uma das peças.

DICA: Para que seu boneco se sustente em pé, enche as perninhas com manta acrílica que é mais firme.

Engenheira Arteira
Montagem do Corpinho

Montagem dos pés 

Depois de preencher as perninhas com manta acrílica, feche a base dos pezinhos com ponto de fuxico e coloque uma sola de papelão. 

Por cima das perninhas coloque o sapatinho e também feche com ponto de fuxico.

Faça a sola do sapatinho, utilizando um pedaço de feltro preto e também um pedaço de papelão. Feche o feltro com o ponto de fuxico e cole a sola do sapato na base do pezinho.

As bordas do sapatinho não ficarão bem arrematadas, então, una as bordas do pezinho às bordas do sapato com ponto invisível.

Cole os detalhes do sapato com recortes de feltro.

Engenheira Arteira
Montagem dos Pezinhos

 Montagem das Perninhas e Braços

Faça a roupinha do boneco e aplique os detalhes coloridos.

Antes de fixar as perninhas, coloque as calças e então, costure as perninhas na marcações feitas anteriormente. Utilize botões para auxiliar na fixação. Proceda da mesma forma com os bracinhos. A blusinha deve ser colocada antes de se prender a cabeça.  

Engenheira Arteira
Montagem das Perninhas 

Montagem da Cabeça

Depois de finalizada a montagem das perninhas e bracinhos, adicione os detalhes como gravatinha, botõezinhos, detalhes da manga e as alças do suspensório.

Pegue a cabecinha já preenchida com fibra e com os olhos e boca colados. Nesta foto, os olhos e boca aparecem costurados, mas percebi que desta forma o rostinho fica distorcido, então o melhor mesmo é colar. 

Faça um corte na parte traseira do rostinho e encaixe no pescoço, fazendo com que esse fique introduzido parcialmente na cabecinha.   

Fixe com alfinetes e faça uma costura invisível para prender a cabeça no pescocinho. Não se preocupe se a costura aparecer pois a cabeça será coberta com os recortes do cabelinho.

Para o cabelinho, recorte faixas de aproximadamente 7cm, dobre-as ao meio e faça vários cortes, conforme a última imagem deste item. Distribua as faixas na cabeça do boneco e cole com cola de silicone. 

Engenheira Arteira
Fixação da cabeça
 Como citado no início do post, devido ao prazo de entrega tive que agilizar a confecção dos bonecos e alguns passos não foram registrados, mas a montagem do outro boneco é semelhante.

Moldes Grátis Bonecos Patati e Patatá

Aqui você encontra os principais moldes grátis dos bonecos Patati e Patatá, em tamanho original.




 


Agora é só curtir seus lindos bonecos!!
Engenheira Arteira

 

14 comentários:

  1. Boa Noite!
    obrigada por compartilhar esse lindo boneco. Gostaria de saber como imprimir os moldes em tamanho normal, se possivel por favor envia pro meu e mail crislendengue@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vc tem o molde da camisa do patati nao?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado , vou fazer pra dar de presente de aviversario !

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber por qual valor vender cada boneco ?? Pode me chamar no e-mail?? gabrielaelen23@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo muito obrigada 😍😘😍😘😍😘

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se tem o molde das roupas? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Oi galerinha tudo bem eu me chamo Renata minha filha e eu adoramos o patati pagar por isso eu vou tentar uma roupa com este molde do patati para mim se der certo vou fazer para ela porque a festa dela e em março quero uma fantasia para mim é para ela do patati porém e muito caro para vc usar so um dia.se der certo vou postar no meu e-mail fica aqui a í meu e-mail renatabispo73@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Tem como enviar o molde para o meu e-mail? Queria fazer para o niver do meu filho

    ResponderExcluir
  10. Ameiiiii - Parabéns- Fantástico o seu trabalho. Fiquei apaixonada por Tudo!
    Você é incrível!

    ResponderExcluir
  11. Olá será que você enviaria os moldes para meu email ??

    ResponderExcluir
  12. Parabens muito lindo gostaria se posivel me enviar os moldes no mensager

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Bonecos Patati e Patatá de Pano

PAP Patati e Patatá de Pano ou Feltro Na minha época (triste falar assim, me sinto idosa!) a febre era o palhaço Bozo e seus amigos Vo...